sexta-feira, 24 de abril de 2009

Deliberações da Assembléia de 24/04

Se há algo que está deixando meu coração "apertadinho" é a saudade que sinto das minhas crianças... Mas é minha obrigação ensinar não apenas conteúdos, mas o exercício pleno da cidadania através do meu exemplo. Sabemos que as crianças aprendem muito pelo exemplo. Conhecemos o ditado: "Nossas palavras falam. Nossas atitudes gritam."
Hoje, em assembléia, analisamos a proposta do GDF. Ela não representa cumprimento imediato da lei. Trata-se de um acordo que garante inicialmente um reajuste de 5% com implementação a partir do mês maio. Este valor, referente aos meses de março e abril será pago dividido em 6 parcelas. Em novembro, caso ocorra crescimento na receita de origem tributária, no período de janeiro a outubro, em relação a estimativa de receita estipulada pela Secretaria de Fazenda, será repassado o reajuste para os professores. Haja vista o índice original para reajuste do salário dos professores previsto na lei 4075/2007 ser de 15,31%.
O que mais me preocupa é que o GDF não colocou na proposta nada explícito acerca dos dias paralisados. Apenas afirmou que iria discutir a reorganização do calendário escolar de 2009. Todavia, ficamos temerosos com a possibilidade de ocorrer o mesmo que aconteceu no ano de 2008: repusemos os dois dias paralisados à época, mas não recebemos o valor, correspondente a estes dois dias, que havia sido descontado dos nossos salários .
Em todas as greves que fizemos, assumimos a responsabilidade de repor cada dia letivo paralisado. Em contrapartida, o GDF garantia a remuneração referente àquele período. Mas agora, corremos o risco de repormos os dias paralisados e não recebermos pelo nosso trabalho a exemplo do que aconteceu em 2008. Isto não podemos aceitar! É necessário que o GDF torne explícito o acordo em relação à reposição e ao pagamento dos dias paralisados, que já foram descontados dos professores. Assegurando não apenas o direito à greve, que assiste a cada trabalhador, mas também a remuneração referente aos dias que serão repostos.
Na segunda-feira, dia 27/04, serão realizadas assembléias regionais para análise e discussão da proposta. Na terça-feira, dia 28/04, será realizada assembléia geral dos professores na praça do Buriti.
Aguardo ansiosamente a resolução pelo governador Arruda dos pontos controversos da proposta para que eu possa o mais breve possível retornar para as minhas crianças...
Continuemos unidos a fim de garantir o cumprimento da lei.
Muito obrigada pelo apoio.
Beijos para Ana Clara, Ana Sofia, Brenda, Caio, Elisa, Gabriel, Ingryd, João Henrique, Júlia, Lucas, Mateus, Maria Eduarda, Pedro, Pedro Henrique e Yris Xauane.

Nenhum comentário: