sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tintas com elementos da natureza

Estudando sobre os índios que habitavam a Ilha de Marajó, aprendemos que as cerâmicas eram pintadas com tintas feitas a partir de elementos da natureza, tais como: urucum, jenipapo e carvão.
Então, vimos como é o urucum  e o jenipapo. Manuseamos, abrimos e aguçamos ainda mais nossa curiosidade.

Depois, demos uma volta pela escola coletando elementos que julgássemos apropriados para fabricarmos nossa própria tinta. Após manipularmos os materiais coletados, testamos e analisamos para ver quais os elementos em que se obteve maior êxito na fabricação da tinta.
Gostamos muito da cor deixada nas nossas mãos pelas sementes do urucum. As sementes do fruto do urucum ainda verde soltam mais tinta.
O jenipapo ainda verde, quando espremido, libera um líquido claro, quase incolor, que após "descansar" reage com o ar e muda de cor, escurecendo muito. Na pele, fica com uma cor escura entre o azul e o preto. Leva vários dias para sair da pele.

Depois, usamos nossas tintas para fazermos uma pintura.





















Várias destas fotografias foram tiradas pelas crianças. Esta é uma das fotógrafas (Ana Carolina) num momento em que selecionou o uso da 2ª câmera do celular que estava sendo utilizado e que focalizava ela mesma:


Logo ela veio dizendo: "Dany, não está mais tirando foto de vocês..."
Não consegui segurar o sorriso ao constatar que ela tinha invertido a seleção das câmeras e estava tirando fotos dela mesma! Olha só a expressão dela ao registrar os momentos da turma! Muita diversão!









Nenhum comentário: