sexta-feira, 27 de abril de 2012

As formas presentes na cerâmica Marajoara

Depois de observarmos fotos e vídeos sobre as cerâmicas da fase Marajoara feitas pelos índios há mais de mil anos, vimos que naqueles objetos havia desenhos que pareciam bichos e pessoas.

Percebemos que não era simplesmente um desenho de um animal, mas eram usadas várias formas que dispostas de uma certa maneira formavam esta representação figurativa de um animal ou de uma pessoa.
Observamos bem que formas eram estas e até nomeamos algumas cujos nomes não correspondiam aos das formas convencionalmente "apresentadas" pela escola (triângulo, quadrado e círculo). Eis os nomes que atribuímos: cogumelo, olho de gato, pingo, entre outros.

Desenhamos estas formas utilizando diversos suportes e materiais. Percebemos a efemeridade dos registros feitos com alguns destes materiais, como o giz, por exemplo.

Além disso, analisamos semelhanças e diferenças entre as diversas formas e as separamos em dois grupos: polígonos e não-polígonos. As características que determinavam em que grupo cada forma se enquadraria foram analisadas e assim a turma fez a separação.

Fotos das mãozinhas desenhando várias formas encontradas nas cerâmicas Marajoara.
















Nenhum comentário: