domingo, 23 de junho de 2013

Fração na Educação Infantil?!

Na continuação do projeto desenvolvido pela turma, as crianças construíram vários folioscópios. Para fazer o folioscópio, elas tinham que dobrar a folha A4 ao meio. Com cada folha A4, elas conseguiam fazer dois folioscópios. A partir daí, muitas conversas e indagações surgiram:
E se os pedaços não saíssem do mesmo tamanho? O que significava cortar ao folha de papel ao meio (já que queríamos obter dois pedaços do mesmo tamanho)? Que outras coisas cortamos ao meio e por quê?
Então, propus uma brincadeira com massa de modelar. Brincamos de pizzaria. Depois, lancei a questão:
E se você não for comer sua pizza sozinho? Se você tiver que dividi-la com um amigo, com quem seria? E como você teria que cortá-la para não "dar briga" entre vocês? Como você pode fatiar a pizza para obter dois pedaços do mesmo tamanho? Como se chama cada pedaço? Quanto da pizza cada um comeu? ... e muitas outras questões que surgem entre as crianças.
Continuamos a brincadeira da pizzaria por outros dias e, assim, expandimos a quantidade de amigos com a pizza deveria ser dividida, enfatizando outras formas de fatiar a pizza e obter pedaços do mesmo tamanho.
Para obter um formato de pizza mais preciso, sugeri que após modelar a pizza, as bordas fossem cortadas com uma tampa circular.







Nenhum comentário: