quinta-feira, 20 de junho de 2013

Criança também protesta











Preço das passagens, PEC 37, gastos na Copa do Mundo de Futebol. A lista de insatisfações da população que vêm promovendo atos públicos em todo o país é vasta e variada. De modo geral, o povo brasileiro vem tomando consciência do poder de mobilização que tem para manifestar o seu descontentamento.

Seguindo essa linha, mães ativistas que também gostariam de soltar a voz e levantar bandeiras, mas não podem por conta dos cuidados com os filhos, resolveram promover um tipo diferente de manifestação.

O primeiro evento será neste domingo, dia 23, às 10h. A proposta é fazer um piquenique coletivo no gramado em frente ao Congresso Nacional. A organização pede que todos se vistam de branco e levem brinquedos, toalhas e lanches saudáveis. Além disso, as famílias são convidadas a levar tintas nas cores da nação para confeccionar uma grande bandeira pintada pelas próprias crianças. 

Crianças se manifestam por um Brasil melhor (Raquel Fuzaro)

"A ideia é colocar a família dentro deste importante símbolo nacional que é a bandeira do país. Você vai mostrar para os seus filhos que eles fazem parte da luta por um país melhor. Vamos mostrar ao país a voz da família brasileira", afirma Raquel Fuzaro, fundadora da mobilização.

Segundo ela, a ação não está ligada a nenhum movimento partidário: "Nossa reivindicação é maior que isso, é uma reinvidicação pela infância. Queremos qua as ruas voltem a ser o lugar das brincadeiras de crianças. Hoje elas ficam trancadas em casa por medo da violência, da insegurança. Podemos reverter isso. Queremos um governo que respeite e se comprometa com a infância."


Pequenos também estão engajados na luta por um país melhor (Tati Badke)

Já no próximo domingo, dia 30, a ideia é fazer uma passeata. A Marcha das Crianças por um Brasil Melhor começa às 9h no Parque da Cidade. A concentração será no Castelinho.

Os pequenos vão protestar de velotrol, carrinhos, bicicletas e slings por transporte público de qualidade, educação digna e hospitais com estrutura adequada para atender a população.

De acordo com Ana Laura Cartaxo, uma das criadoras do movimento, é importante que as crianças façam parte do momento político do país: “Além de lutar por serviços públicos de qualidade para a população, é fundamental inserir os nossos pequenos nesse contexto em que estamos vivendo, afinal de contas, eles que são o futuro da nação, eles que vão cuidar de tudo lá na frente!”

Além de levar água e lanche a recomendação é de identificar as crianças com nome e telefone dos responsáveis, levar boné e protetor solar e cartazes, balões, instrumentos musicais feitos de material reciclado. Todos devem estar vestidos de branco.




Crianças preparam cartazes para a Marcha do dia 30 (Ana Laura Cartaxo)

O movimento, que começou com uma mobilização nas redes sociais, já está tomando corpo. Mais de duas mil pessoas já confirmaram presença (até a manhã desta quarta-feira – 19). As fotos dos cartazes e das crianças ativistas já estão sendo marcadas com as hashtags #marchadascriancasbsb e #souofuturodanacao.




Serviço:
Mobilização das Crianças de Brasília
Data: 23/06/2013
Horário: 9h
Local: Gramado em frente ao Congresso Nacional
Mais informações aqui

Marcha das Crianças por um Brasil melhor
Data: 30/06/2013
Horário: 10h
Local: Parque da Cidade – concentração no Castelinho
Mais informações aqui

Nenhum comentário: