quinta-feira, 30 de maio de 2013

Musical Infantil: Meu corpo funciona assim



Musical Infantil: "Meu Corpo Funciona Assim"

Data: 18 de maio a 30 de junho de 2013
Local: Espaço Cultural Mapati – SHCGN 707, Bloco “K”, N° 05 (Na segunda rua a direita do UniCeuB)
Horário: Sábados e domingos às 17h
Entrada: R$ 20 (inteira)  e R$ 10 (meia)
Classificação indicativa: LIVRE
Mais informações: (61) 33473920 

A divertida experiência de conhecer os órgãos do corpo, e ainda reafirmar alguns dos mais importantes valores humanos, por meio de 10 canções, é o que o musical infantil Meu corpo funciona assim traz para os palcos de Brasília, a partir de abril. O espetáculo, estruturado em uma proposta didática de arte-educação, decifra ludicamente órgãos e sistemas do organismo, como a digestão, a circulação, a respiração, o cérebro, a pele, os ossos e músculos, entre outras partes e funções do corpo  humano. 


Read more: http://brasiliadivertida.blogspot.com/#ixzz2Un6wSyhA

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Príncipes e princesas: outra história

As crianças criaram esta história, desenharam e fizeram os personagens, se organizaram, definiram os efeitos sonoros e a trilha sonora, delegaram funções.
A mim coube a gravação do vídeo em DVD. Os DVDs foram entregues para as famílias e outras pessoas.
Nós aprendemos muito com esta aventura criativa!
Divirta-se também!


Folioscópio: você sabe o que é?

Nesta aventura de mover o mundo, as crianças e eu pesquisamos sobre o folioscópio. As crianças fizeram vários folioscópios.


O Folioscópio (Folium = Folha + Skopein = examinar) foi criado por volta de 1830. Foi das primeiras “máquinas” a criar a ilusão do movimento. A sua construção é bastante simples e constitui um excelente início à “ilusão” do movimento.








































Divirta-se também!

Taumatrópio: você sabe o que é?

Na continuação das nossas explorações sobre a arte de colocar imagens estáticas em movimento, descobrimos um instrumento chamado taumatrópio.



A palavra Taumatrópio vem do grego thaûma (maravilha) + tropos (virar, transformar) que significa "que se transforma em algo maravilhoso".

O Taumatrópio foi inventado em 1824 por Jonh Ayron, médico e fisíco inglês, como objetivo de provar o fenômeno ocular da “persistência retiniana”. 

Trata-se de um objeto composto por um círculo de papel preso em suas extremidades por barbantes com duas imagens diferentes estampadas. O objetivo é que as imagens se sobreponham ao torcer o barbante e destorcer, fazendo que o círculo gire e com rapidez vemos as duas figuras sobrepostas, como o exemplo do pássaro na gaiola.

Esse efeito ou ilusão de óptica é dado pelo fenômeno da "persistência retiniana".

Persistência Retiniana é a capacidade que o olho humano tem de reter a imagem, ou seja, as imagens permanecem por um determinado tempo em nossa retina - cérebro - de aproximadamente 1/16, dezesseis frames por segundo, qualquer imagem que fique mais tempo que esse dará impressão de movimento. Então a imagem que captamos - acima dessa velocidade - não se apaga antes que a próxima chegue, isso acontece sucessivamente - eis aí o movimento, ou a impressão de movimento. 



Estudamos sobre o taumatrópio e cada criança construiu um para si.

































Simplesmente mágico!