quarta-feira, 10 de abril de 2013

Livro infantil: Ceci e o vestido do Max




Não é nada fácil namorar a Ceci! O pobre do Max que o diga, já passou por cada uma! Depois de descobrir que Ceci não fazia parte do grupo dos com-pipi, e sim do grupo das com-perereca, ele teve de esperá-la por muito e muito tempo, muitas e muitas vezes para ganhar um beijinho; a ajudou com aquela ideia maluca de fazer um filho de um dia para o outro; e agora, neste livro, vai ser obrigado a experimentar um vestido todo cor-de-rosa. Isso porque, depois de ver essa peça de roupa no supermercado, Max insistiu muito que Ceci a provasse - o vestido iria ficar lindo nela! -, mas a menina não queria de jeito nenhum e, claro, acabou dando um jeito de incluir Max na história...
Um livro que aborda as diferenças e semelhanças entre meninos e meninas de forma sensível e inteligente, com ilustrações que acompanham o tom bem-humorado do texto.

Quer ler um trecho do livro?
Clique aqui.

Abaixo, mais alguns trechos (o livro tem 32 páginas).



Sobre o autor Thierry Lenain:
Em sua terra natal, ela tem o nome de um ícone do feminismo na literatura: Zazie, claramente inspirado na icônica (e boca-suja) personagem de Raymond Queneau. Entre nós, ganhou o nome brejeiro de Ceci, mas nem por isso abandonou o perfil contestador. A heroína criada pelo francês Thierry Lenain, autor de dezenas de livros para crianças, tem mais uma "aventura" lançada no Brasil: "Ceci e o Vestido do Max" [trad. Marcela Vieira, Companhia das Letrinhas, 32 págs., R$ 28,50].
No mundo da literatura infantil, especialmente vulnerável ao moralismo e ao doutrinamento, Lenain emplacou uma série de best-sellers sobre tabus sexuais em uma linguagem direta que chocaria aquele tipo de sensibilidade que adora denunciar "imoralidades" em livros para crianças.
Depois de ter demonstrado, em "Ceci Tem Pipi", o primeiro livro da série, que uma garota não deve nada aos "com-pipi" e pode muito bem desenhar mamutes, subir em árvores etc., agora ela se dá conta de que o vestido que ganhou de presente fica muito melhor no namorado do que nela mesma.

Nenhum comentário: