sábado, 12 de dezembro de 2015

Pequenos animais e seus encantos!

As crianças continuam encantadas pelos pequenos animais.
Ao encontrarem algum bichinho, logo vêm correndo me chamar: "Dany, vem ver!". 
Se encontram algum besouro no bebedouro (algo muito frequente nesta época), imediatamente muitos voluntários me pedem um pedaço de papel para "salvar" o besouro e devolvê-lo ao gramado.

Dia desses, recolhemos, no bebedouro, dois besouros encharcados. Estáticos. "Estão mortos", constatavam todos com tristeza.
Sugeri que os colocassem sobre a mesa para que pudessem observá-los com a lupa (as crianças gostam de fazer isto frequentemente).
Durante a observação, de repente, alguém diz: "Ele mexeu a patinha". Os outros retrucam: "Não. Está morto". Eu vou observar também. Confirmo: "Estão parados".
Mais algum tempo de observação e o burburinho aumenta: "Mexeu sim! Eu vi!".
Então, o milagre acontece:
Os besouros, agora secos, voltam a se mexer! Como as crianças disseram: "Viveram de novo!"
Observaram mais um pouco e foram, com muita euforia, colocar os besouros no jardim da escola.









Outro dia, as crianças encontraram um pequeno animal que não identificaram qual era e me chamaram. Expliquei que era uma formiga alada. Como tinha asas, era uma formiga-rainha ou um macho, que aparecem em grande quantidade nesta época.  Uma das crianças, intrigada, disse: "Mas, Dany, ela (a formiga-rainha) não tem nenhuma coroa!". Outras crianças logo começaram a argumentar e tentar entender que rainha sem coroa era esta. Concluíram que ela não tinha coroa porque era formiga, não gente...
Pesquisamos e aprendemos que a formiga-rainha deixa o formigueiro para acasalar. Elas colocam muitos ovos. Assistimos, entre outros, o vídeo abaixo.








Um comentário:

Anônimo disse...

Crianças muito lindas e curiosas! Que maravilha!