Blog organizado para socializar, principalmente com a comunidade escolar, as invenções que meus pequeninos e eu fazemos na nossa escola.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Esculturas de Lixo
Reunião importante!!!
domingo, 2 de agosto de 2009
Gripe A (H1N1)
Algumas perguntas e respostas:
12- Quais as orientações para alunos na faixa etária de alto risco (abaixo dos 12 anos)?
As mesmas orientações destinadas aos demais alunos, quais sejam: (i) lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir/espirrar ou ir ao banheiro; (ii) não compartilhar alimentos; (iii) não compartilhar objetos de uso pessoal (copos, canudinhos etc); (iii) ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável; (iv) não usar medicamentos sem orientação médica.
A automedicação pode ser prejudicial à saúde; (v) caso esteja com gripe, solicitar aos pais ou responsáveis que o levem ao seu médico ou a unidade de saúde, mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequado; e, (v) crianças com gripe (febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade de respirar) não devem ir a escola, até a sua total recuperação, devem também evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
Recomenda-se, ainda, evitar a todos os alunos o uso dos bebedouros coletivos, o ideal é que cada criança/aluno leve seu próprio copo ou garrafa para beber água e outros líquidos.
13 – Em caso de gripe dos profissionais, será instruído uso de máscaras nas escolas?
Não. O profissional com gripe (febre acima de 38º, tosse e dificuldade respiratória) deve procurar seu médico ou a unidade de saúde mais próxima de sua residência, devendo permanecer de licença médica até o seu total restabelecimento, sem esquecer de passar na Diretoria de Saúde Ocupacional.
14 – Caso os pais ou responsáveis levem seus filhos à escola com sintomas de gripe, o que fazer?
Conforme recomendação conjunta do Ministério da Saúde e Educação, crianças com sintomas de gripe não devem ir à escola até seu total restabelecimento.
Ocorrendo situação dos pais ou responsáveis enviarem seu/sua filho/a à escola com sintomas de gripe, a direção da escola, caso não seja possível o retorno da criança à sua residência, deverá mantê-lo em local reservado, até o término do turno escolar.
Caso o estado de saúde da criança seja grave e, ainda, não tendo localizado os responsáveis, a direção da escola deverá entrar em contato, imediatamente, com a Secretaria de Saúde, no telefone a ser informado durante o processo de capacitação.
Em último caso, não tendo a direção da escola obtido sucesso no contato com a área de saúde, deverá levar o aluno ao posto de saúde mais próximo.
A instituição educacional deverá buscar sempre, como primeira medida, acionar os responsáveis pelo aluno, orientando sobre a importância e responsabilidade dos pais com a saúde de seus filhos e, ainda, a necessidade de procurar auxílio médico ocorrendo sintomas de gripe, nunca devendo a família fazer uso de medicamentos sem orientação médica.
Contamos com toda a cominidade escolar para a adoção dessas medidas.