sábado, 22 de setembro de 2012

Crianças se aventurando no mundo da fotografia

Depois de conhecermos e nos encantarmos com o trabalho de Fabio Colombini e recebermos a bela surpresa que ele enviou para nós, as crianças ficaram ainda mais empolgadas com as possibilidades de fotografar!
Assim, levei para a sala uma câmera digital que se tornou a câmera da turma. As crianças definiram que a cada dia duas crianças ficariam com a câmera durante a aula e tirariam fotos livremente. Algumas funções básicas foram estudadas coletivamente e as dicas dadas pelo Fabio Colombini sempre são relembradas pelas crianças.
A surpresa é enorme quando ao chegar em casa eu passo as fotos feitas pelas crianças para o meu computador, pois só então vejo o que elas registraram, isto porque enquanto a câmera está com elas não interfiro, a menos que minha intervenção seja solicitada. Normalmente, elas me chamam apenas quando a bateria da câmera acaba!
Depois, nós visualizamos no computador cada foto tirada pelas crianças. A turma inteira observa, analisa, faz indagações, dá sugestões ("ficou embaçada", "apareceu alguém lá no fundo que não era pra aparecer", "cortou a cabeça", "esqueceu de usar a função macro", "tinha que chegar mais perto" etc.). 
Depois, o autor das fotos indica aquelas de que mais gostou e autoriza que as demais sejam deletadas.
Aqui estão algumas fotos feitas pelas crianças (abaixo de cada fotografia está o nome da criança que a fez).

Tauany

Myrella

Gustavo

Gabriela

Gabriel Alves

David Vinícius

Cauã Guilherme

Beatriz

Ana Carolina
Arthur Gabriel






terça-feira, 18 de setembro de 2012

45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Hoje fomos ao Teatro Nacional para participar do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
As crianças se divertiram bastante!
















segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Surpresa!

No projeto da nossa turma, temos aprendido sobre fotografia. Conhecemos o trabalho do fotógrafo de natureza Fabio Colombini e nos encantamos! Agora, o admiramos muito!
Como parte do projeto, as crianças verbalizaram coisas que gostariam de dizer para ele. Eu digitei as falas delas e enviei por email para o Fabio Colombini. Fiquei surpresa quando ele prontamente respondeu, com atenção e sensibilidade em relação às crianças e suas falas. Já fiz uma postagem com as respostas. Para vê-las, clique aqui.
Entretanto, nós, que já estávamos tão contentes com as respostas que ele enviou, não imaginávamos a grata surpresa que estava para chegar!
O Fabio Colombini enviou para a escola uma encomenda, um presente para a turma e a professora. Quando a caixa chegou, levei para a sala e expliquei para as crianças o que era e quem havia enviado. Ficamos eufóricos ao ver que o remetente era Fabio Colombini! As crianças alvoroçadas, empolgadas, radiantes, abriram a encomenda e que alegria! Ganhamos calendários, jogo da memória, livro, tudo com fotos tiradas pelo Fabio Colombini.
Uma surpresa excelente!
Agora o admiramos ainda mais!

As crianças logo quiseram retribuir: "Temos que mandar um presente para ele também... Uma casa... É muito grande, o carteiro não consegue levar... Vamos mandar a chave da casa então... Vamos dar um carro..."
E conversando, elas concluíram que era melhor enviar algo que o carteiro pudesse carregar!
A Samira sugeriu que enviássemos algumas fotos que as crianças têm tirado no decorrer do projeto. E a Talita sugeriu que fizéssemos desenhos para enviar para ele junto com as fotos.
Assim que eu revelar as fotos, enviaremos.
Aqui estão algumas fotos da surpresa e dos desenhos que as crianças fizeram para o Fabio Colombini, que encontrou um lugar definitivo no coração das crianças!