sexta-feira, 27 de abril de 2012

Representação figurativa

As crianças fizeram uma releitura das representações figurativas que aparecem nas cerâmicas Marajoara. A partir de formas que elas ressaltaram e recortaram, classificaram em polígonos e não-polígonos. Depois, fizeram uma colagem. As crianças perceberam as representações que aparecem nas cerâmicas e que lembram macacos, corujas e os muiraquitãs, que representavam peixes, tartarugas e sapos, entre outros animais.

A relação dos índios com a natureza e a Terra, assim como a cosmovisão deles, foram analisadas com as crianças.



















Peças de cerâmica

Estas são as peças de argila feitas pelas crianças da nossa turma.


























Polígonos e não-polígonos

Os questionamentos relacionados às formas presentes nas cerâmicas Marajoara permearam muitas conversas e reflexões.

Construímos polígonos com canudos e barbante, fizemos atividades com eles a partir da quantidade de pedaços de canudos que foram utilizados, da rigidez da estrutura montada por cada criança e das características particulares que possibilitavam classificar determinada forma como polígono ou não.













Modelagem na argila

Finalmente o dia de produzirmos nossas peças na argila chegou. Assim como com a massa de modelar testamos e fizemos várias elaborações, também pretendemos fazer outras utilizando a argila em vários momentos.
Algumas crianças utilizaram a técnica da bola, outras a técnica dos rolos e outras fizeram como o manuseio da argila mais lhes dava prazer no apertar, esmagar, alisar, enrolar...













Aprendemos que nossas produções na argila seriam menos efêmeras do que na massa de modelar, pois depois de secas, não poderíamos desmanchar as peças para refazê-las.
No começo, algumas crianças produziram uma peça usando a argila, mas depois de pronta, quiseram continuar manuseando a argila, assim, desmancharam e fizeram outra peça.

Com certeza, o manuseio da argila não deve ser um momento isolado, pois a natureza deste material é bem diferente da dos materiais que as crianças estão habituadas a utilizar na escola.

Em breve, mais argila!!!!