quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tapetes de Equilíbrio

Nesta semana, fizemos uma atividade muito divertida: brincamos com os tapetes de equilíbrio. São tapetes de emborrachado com símbolos que representam partes do corpo. Cada criança só pode apoiar sobre o tapete as partes representadas nele. Teve momentos em que apoiamos os cotovelos e um joelho; uma mão e um pé; a cabeça e os joelhos; e muitas outras posições...
Nós nos esforçamos para manter o equilíbrio! Foi muito legal e, agora, queremos brincar nos tapetes muitas vezes!
Thawan e Ana Luiza
Rubens e Isabella

Rubens: Prestando muita atenção





Arthur Lucas



Geovanna Nicolly

Débora


Lucas


Nos tapetes: Geovanna Nicolly e Allana Gabriella

Paulo Ricardo e Débora


Luís Eduardo e Giovana




Giovana se esforçando para manter o equilíbrio!



domingo, 18 de abril de 2010

Fazendo tambor

A Eliane voltou à nossa sala e tocou tambor para nós. Também nos deixou tocar novamente e nos ensinou uma música. Foi muito divertido!
Assim, tivemos inspiração para fazermos nossos próprios tambores, com latas e luvas de látex. Também fizemos baquetas e pinturas para enfeitá-los. Foi muito legal!











































domingo, 11 de abril de 2010

África e música

Estamos começando nossos estudos sobre a África. Já lemos a história Meninas Negras, de Madu Costa. Esta história fala sobre três meninas: Mariana, Dandara e Luanda.




Vimos a dramatização da história, fizemos atividades utilizando o globo terrestre, realizamos uma "viagem" do Brasil até a África - fomos de navio! Mais recentemente, ouvimos a história Koumba e o Tambor Diambê, de Madu Costa.



A Eliane visitou a nossa sala e nos presenteou com o som do tambor. Ela tocou, nos ensinou uma música, explicou sobre como o tambor foi feito e como devemos cuidar dele e nos ajudou a tocar também. Foi excelente! Nós ficamos curiosos e empolgados! Em breve, construiremos um tambor utilizando sucata. Vamos agendar uma outra visita com a Eliane, para podermos registrar com fotos (o que não ocorreu desta vez... snifff).
Agradecemos a professora Eliane pelo belo presente sonoro!

Brincando...

Nestas fotos estamos brincando de descobrir o que é que está fazendo o som. Um de cada vez teve os olhos vendados. Com um objeto da sala fazíamos sons e quem estava com os olhos vendados tentava descobrir qual era o objeto. Foi muito divertido! Todo mundo queria ir um monte de vezes! Nós utilizamos papel (rasgando, amassando), garrafas com água sendo agitadas, cadeiras, portas batendo, janelas fechando...
Essa brincadeira foi muito legal e aguçamos nossa audição!